1 de novembro de 2011

ESTANTE RECREIO: "As Aventuras do Capitão Pirilampo e do Comandante Noita"

A Mariana, que inspirou a Mari Jojô, estava no lançamento do livro

Escritor que é escritor de verdade é assim: usa a sua história de vida para criar as mais fantásticas aventuras. E não é diferente com o Flávio Rezende, que escreveu As Aventuras do Capitão Pirilampo e do Comandante Noita, seu segundo livro para crianças.

Os personagens são inspirados nas histórias reais do Flávio. O Pirilampo, por exemplo, é uma homenagem a um vagalume. É que ele vivia em uma fazenda quando era mais novo. Lá, o que não faltava era vagalume brilhando no céu.

O personagem Raimundinho Saracura é inspirado em seu afilhado, o Matias. Os dois têm algo em comum: são compridos e são do bem.

Outra pessoa que faz parte da vida do Flávio e tem tudo a ver com as histórias que ele escreve é a Mariana, filha dele (na foto acima). O Flávio diz que ela o ajuda a criar as histórias mais malucas! Ela mesma é a Mari Jojô, do seu primeiro livro.

A RECREIO esteve no lançamento deste livro e bateu um papo com o escritor:

RECREIO: Suas histórias são da época em que você morava em uma cidade do interior de Minas Gerais…
Flávio: É, da época de Passa Vinte. A cidade tem este nome porque passaram 20 bandeirantes por lá, há muito tempo. Desde pequeno eu ouvia muitos “causos” sentado na beirada do fogão a lenha. Esses causos ficaram guardados por vários anos, até eu lançar meu primeiro livro infantil, Marijojô e o Capitão Pirilampo.

Este é o livro preferido do Flávio

RECREIO: E qual dos dois livros é o seu preferido?
Flávio:
Amo os dois! Amo o primeiro porque ele ficou pronto depois de um trabalhão! E amo o segundo porque a história está muito mais refinada.

RECREIO: Que livro de outro autor que você mais gosta?
Flávio:
Linéia no Jardim de Monet, de Christina Björk e Lena Anderson. Mas eu tenho mais um monte de livros em casa, e gosto de muitos.

RECREIO: Você já tem ideia para um próximo livro?
Flávio:
Já tenho! Vai se chamar Na Beirada do Fogão. Vai falar de um cara muito malvado que queria apagar a luz do sol, mas na verdade, ele quer mesmo é apagar a luz da gente. Também tem o Zé Pretinho e a Ana Boi, que são duas pessoas que existiram de verdade e trabalhavam na mesma fazenda onde eu ouvia tantos causos.

O escritor autografou livros na noite desta quinta-feira, em uma livraria em São Paulo

Olha eu aí ao lado do Flávio!

As Aventuras do Capitão Pirilampo e do Comandante Noita
Autor: Flávio Rezende
Ilustradora: Susana Gasparian
Editora: Girafinha
Páginas: 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...